André Rieu

Enfim estou falando de André Rieu aqui no OBA, infelizmente por uma série de contratempos eu não escrevi sobre o show que fui em maio, quase o deixei de fora, mas sabendo que o cara voltará em setembro para mais 12 shows, achei pertinente falar um pouquinho de como foi.

E lá vamos nós! Sim, André Rieu é um violinista e maestro holandês e, por isso, toca música clássica! Mas não deixe esse fato o coibir de conhecer este trabalho. Ele arrastou multidões para o Ginásio Ibirapuera e transformou 3 shows em um sucesso tão grande que acrescentou mais 33 apresentações. Ele é um fenômeno. Nessa época apareceram diversas matérias e notícias sobre os concertos, alguns falando muito mal, principalmente pelo fato de André apresentar sempre as mesmas músicas e, de certa maneira, todas muito simples e fáceis de contagiar o público.

Mas cá entre nós, para mim ele faz um trabalho incrível, aqui não estou julgando a dificuldade das músicas ou se ele desvirtua os grandes clássicos (aliás quem sou eu para avaliar isso), mas o mérito do feito, isto é, quem, como eu ou você,  alguma vez teve contato com a música clássica de livre e espontânea vontade sem ser nos desenhos do Tom & Jerry? Sim, a nossa cultura de música clássica começa na infância.

A verdade é que o trabalho dele é um show e não um concerto, ele serve para entreter, animar, emocionar, alegrar, dançar e o que der na telha, principalmente atrair pessoas, nem que seja uma pequena parcela, para a música clássica.

Bem, vamos ao show.

O cara de fato é um showman, interage, conversa, faz piadas e o seu corpo de músicos está neste mesmo clima brincalhão e extrovertido. Os trajes utilizados são do início do século passado, o que causa uma falsa noção de glamour. Muita gente apareceu com traje de gala, mas a coisa é bastante informal.

De clássicos da valsa até Michel Teló. Não, eu não gosto de Michel Teló, mas com o arranjo de violino que André Rieu fez ficou ótimo! E não, não vou passar a ouvir Teló por isso, para tudo há um limite. XD

Então se você tem um pezinho na música clássica ou gostaria de conhecer melhor esse estilo, André Rieu é uma ótima opção, ele não exige alto conhecimento, não exige que esteja com traje a rigor ou ouça apenas música clássica, ele apenas quer que você aprecie boa música, se divirta, dance e saia feliz do ginásio. Então, relaxe e curta o momento!

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: