Lincoln

Acabei de assistir Lincoln o mais novo filme do diretor Steven Spielberg. Ao contrário do filme recentemente lançado “Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros” ( para mim, é um roteiro de tremendo mau gosto), esse filme retrata o 16º presidente dos Estados Unidos no momento em que realiza um dos seus maiores feitos: a aprovação da 13ª emenda na constituição abolindo, assim, a escravidão no país.

O_Bonde_Andando_Lincoln (3)

Como todo filme histórico, agrada apenas a alguns espectadores, pois é contado em um ritmo mais lento e detalhado, o que pode causar certo tédio para os ávidos por tiros e explosões, mas emociona, pois a construção dos personagens é muito bem feita e a empatia flui facilmente.

O_Bonde_Andando_Lincoln (5)

O filme é um grande retrato dos EUA de 1865 no fim da guerra civil entre o sul e o norte do país, onde os abolicionistas faziam parte do norte e de maioria republicana como o presidente. Levanto aqui um detalhe interessante para quem não conhece a história dos EUA: hoje os republicanos são conhecidos por serem conservadores enquanto que os democratas elegeram por duas vezes um candidato negro, no entanto, na época em que se passa o filme, quem luta pela liberdade dos escravos são os republicanos.

O_Bonde_Andando_Lincoln (2)

Com esse filme também é possível entender o contexto histórico dos anos seguintes e de outros filmes que retratam o sul do país, a divisão racial, o racismo e a Ku Klux Klan (grupo originado no ano em que a guerra civil acabou, o qual pregava a supremacia ariana por meio da violência contra os negros) como “Mississipi em Chamas”, “Hitórias Cruzadas”, “Duelo de Titans”, “A Espera de um Milagre”, “Tempo de Matar”, entre outros.

O_Bonde_Andando_Lincoln (1)

O elenco conta com grandes atores e interpretações ótimas como Sally Field, Tommy Lee Jones, e Daniel Day-Lewis como Lincoln, os dois últimos ganharam respectivamente, os prêmios de melhor ator coadjuvante e  de melhor ator principal no 19º Screen Actors Guild Awards.

O_Bonde_Andando_Lincoln (4)

Em suma, é um filme belíssimo que mostra o preconceito, os horrores da guerra civil e a luta pela igualdade. Vale apena ver para entender um pouquinho mais sobre a história dos EUA e os desdobramentos que a abolição da escravatura gerou até os dias atuais.

Anúncios
Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: