Ponyo – Uma amizade que veio do mar

Ponyo é uma linda animação japonesa no estilo de “As Viagens de Chihiro” e o “Castelo Animado”, mas possui algumas peculiaridades bem interessantes, a narrativa é construída em cima da visão inocente de uma criança de 5 anos e por isso a animação é ainda mais delicada.

Estava com saudades de assistir animações japonesas. Gosto muito do jeito despretensioso dessas animações, da sensibilidade do enredo, da história cativante, sem grande apelo visual, apenas um traço simples e cores bonitas.

Em Ponyo não existe o politicamente correto, a imaginação do autor e diretor Hayao Miyazaki vai longe e mistura personagens e situações fantásticas (quando digo fantástico, me refiro ao estilo de escrita fantástica que possui narrações com histórias impossíveis ou bizarras) com o cotidiano e os costumes japoneses. Esse estilo é capaz de levar quem assiste a animação para situações incríveis, mas sem estranhamentos, sem que o senso crítico do real e o irreal atrapalhem a história.

E qual é a mensagem que Ponyo passa? É por isso que gosto tanto desse estilo de animação, é óbvio que existe uma mensagem e que ela é parecida com tantas outras como, por exemplo: aceitar e amar os diferentes de você, ser humilde, o amor prevalece e coisas do gênero. Ponyo também passa essas mensagens, mas é de um modo despretensioso, natural e delicado. Não existe a obrigação de passar uma mensagem, ela simplesmente aparece porque é a visão de um garotinho que não precisa de nada além do que já tem.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: